arq viv

Materiais conformam volumes autônomos e indicativos da setorização do projeto
Em blocos distintos, materiais sinalizam a setorização vertical
Madeira, concreto, elemento vazado, vidro e superfícies coloridas são indicativos da setorização criada por Isay Weinfeld para a residência no bairro do Sumaré, zona oeste de São Paulo. Eles delimitam volumes autônomos e
inter-relacionados que sintetizam a identidade do projeto ao se contrapor à regularidade da implantação linear, paralela à maior dimensão do lote.

Há nítida distinção entre o térreo aparentemente livre e a considerável densidade ou massa construída do pavimento superior, para o que colabora a habilidade do arquiteto em promover o encontro direto, seco, entre materiais e planos. As superfícies que eles conformam, assim, prescindem com frequência de espaçamentos ou juntas de dilatação evidentes, muitas vezes comprometidas, na arquitetura atual, mais com efeitos visuais do que com critérios técnicos ou dimensionamentos funcionais.

É ilustrativa dessa observação a forma como ocorre a junção entre as superfícies aparentes do peitoril de concreto – elemento que percorre toda a lateral e a face posterior do andar superior – e a do bloco vazado em torno da área da piscina. O encontro é direto e coplanar, o que gera até certa tensão visual entre os materiais.

O mesmo comentário vale para a transição do plano vertical dessa faixa perimetral de concreto para o horizontal da laje do térreo, realizada de modo a evidenciar a tênue e precisa aresta que separa um do outro. Um detalhe, por exemplo, já destacado pelo arquiteto no projeto da Livraria da Vila no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, mais especificamente no que diz respeito ao encontro dos planos verticais dos volumes suspensos com as prateleiras perimetrais sob eles implantadas.

Na residência no Sumaré, esses detalhamentos acabaram por gerar certa contradição entre a volumetria modular e segmentada da arquitetura, sobretudo a do andar superior, e a sucessão de espaços integrados em que se desenvolvem os interiores. Assim, embora toda a ocupação nesse pavimento, íntimo, esteja referenciada na regularidade da piscina de 20 metros de comprimento por dois metros de largura, sua volumetria diversificada resulta da sucessão de blocos aparentemente autônomos, vinculados aos diferentes materiais de fechamento especificados pelo projeto.

À madeira corresponde a área dos dormitórios; ao elemento vazado, a piscina; ao concreto aparente, a varanda; e à superfície vertical e arredondada, de cor amarela, a torre de circulação – embora, internamente, a setorização e as vedações transparentes constituam um grande ambiente único.

O grande bloco de elementos vazados se estende ao longo de toda a face frontal do lote, suspenso em relação à rua

Vista em direção ao pavimento inferior, através do vazio frontal. O térreo envidraçado contrapõe-se ao volume de elementos vazados

Varanda do andar superior, no limite entre o volume da piscina e o dos dormitórios. Praticamente inexistem juntas no encontro de materiais

A piscina line ar acompanha o alinhamento do setor íntimo, no p avimento superior

Em síntese decorre a interessante distinção entre os volumes edificados que disputam espaço no andar superior e a ocupação rarefeita do térreo, aparentemente livre e quase todo envidraçado. A residência, portanto, parece se resumir ao denso e suspenso andar superior. Existem, contudo, quatro pavimentos, nos quais se distribuem, desde o piso inferior, o ateliê e as dependências de serviço, a área social, o setor íntimo e a grande varanda da cobertura. Entre eles, vazios de dimensões variadas, como a generosa abertura que delimita o pátio inferior do ateliê, qualificam e dão conforto ambiental aos interiores.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s